BLOG

Últimas notícias, dicas e melhores práticas.

picture

Diferença entre regime de competência e Regime de Caixa

Quando se fala em regime de caixa, o correto é utilizar os termos entradas e saídas de recursos (para caracterizar o fluxo financeiro) e sobras ou faltas de caixa regime de competência

Um pequeno negócio vende um produto por 120,00 euros na seguinte condição: 3 vezes 40,00 euros (uma entrada mais 30 e 60 dias); emite a nota fiscal e faz a entrega.

Portanto, do ponto de vista do Regime de Competência houve a venda e houve a receita de 120,00 euros. Porém, do ponto de vista de caixa, entraram somente 40,00 euros até agora.

O restante deverá entrar somente com 30 e 60 dias. A mesma lógica serve para as compras a prazo, os impostos com recolhimentos trimestrais, etc.

Diferentemente do regime de competência, no Regime de Caixa as receitas e despesas são apropriadas no período de seu recebimento ou pagamento, respetivamente, independentemente do momento em que são realizadas. Por isso, é importante gerir as contas pelo Regime de Caixa, ou simplesmente, gerir o caixa no dia a dia.

Quando se fala em regime de caixa, o correto é utilizar os termos entradas e saídas de recursos (para caracterizar o fluxo financeiro) e sobras ou faltas de caixa (para o resultado do período analisado).



Voltar