O que é a redução de custos?
Como aumentar a produtividade, reduzindo os custos e mantendo a mesma qualidade?
Este artigo irá, certamente, ajudá-lo a esclarecer algumas dúvidas sobre a relação entre a redução de custos, o aumento da produtividade e o aumento do volume de vendas.
A redução de custos é apenas isso, reduzir custos, ou seja, o objetivo é sempre fazer com que os gastos do dia “D” sejam sempre inferiores aos gastos do dia “D-1” e superiores aos gastos do dia “D+1”. Em suma, ter hoje menos gastos do que ontem, e planear gastar menos amanhã do que se gastou hoje.
A produtividade é a taxa na qual bens e serviços com valor de troca (ou seja, que podem ser adquiridos em troca de algo, geralmente dinheiro) são gerados ou produzidos.
O Custo no ambiente produtivo pode ser definido como o número de unidades produzidas por período de tempo.
Gestifly pode ajudá-lo a si e à sua empresa a perceber como fazer o mesmo trabalho usando menos recursos e, consequentemente, ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade.
O gasto de matérias primas desnecessárias, má gestão de horas trabalhadas ou falta de informações centralizadas poderão contribuir para o insucesso de um projeto e, consequentemente, o insucesso de uma empresa.
Há duas maneiras pelas quais uma empresa poderá aumentar os seus resultados: Aumentar as Vendas ou Reduzir os Custos. O aumento de vendas é, no fundo, o aumento da margem de lucros líquidos após a dedução de impostos. Por exemplo, para uma empresa com uma margem de 10%, haverá um lucro de 10 cêntimos por euro em cada venda. Por outro lado, uma redução de 1 euro em custos é nada mais, nada menos, do que 1 euro em lucro. Por esta ordem de ideias, percebe-se facilmente o quão importante é uma gestão que permita a uma empresa proceder efetivamente a redução de custos, independentemente de se poder ao mesmo tempo efetuar um aumento das vendas.