O que acontece com um avião que voa sem GPS e sem outros dispositivos de navegação? E se o mesmo avião não tiver um caminho predeterminado?
Acaba por ficar sem rumo e corre grande risco de se afundar na primeira adversidade que se aproxima.
Esta é exatamente a situação de uma empresa que não tem controle financeiro.
Muitos gestores financeiros de empresas empenham todos os esforços para manter o negócio, mas não conseguem ver os resultados financeiros. Muitos deles estão desapontados com essa realidade, mas não sabem o que fazer para que os frutos comecem a aparecer.
A resposta está sempre no controlo financeiro que a empresa deve ter. Para mudar esse cenário, os gestores devem agir de duas maneiras:
1. Criar um fluxo de caixa e atualizar regularmente em 100%, garantindo que todas as informações financeiras estejam registadas corretamente.
2. Reduzir todas as despesas desnecessárias. Para fazer isso, precisa analisar os registos de fluxo de caixa e analisar a necessidade real de cada lançamento. Da mesma forma, também recomendo que as empresas revisem todas as suas despesas operacionais e se esforcem para trabalhar com a maior precisão possível, buscando melhorar sua produtividade.
Observe que se uma empresa não acompanhar seu fluxo de caixa, ela não conseguirá entender os números de seus negócios em segundo plano e correrá o risco de reduzir as despesas aparentemente desnecessárias que são necessárias para a continuidade dos negócios. Isso demonstra a importância do fluxo de caixa como principal ferramenta para os gestores descobrirem a realidade da própria empresa.
Quando falamos de receita, despesas, lucro ou perda, usamos termos contábeis geralmente definidos em regime de competência.
De forma simplificada, para obter o resultado da empresa, precisa:
Receitas (-) Custos (-) Despesas (-) Impostos = Resultado (Lucro ou Prejuízo).
Saiba agora tudo o que podemos fazer para mudar a saúde financeira do seu negócio.